Ilhéus encerra Semana Nacional do Trânsito com simulação de acidente
Ao utilizar equipes de resgate, salvamento e de combate a incêndios, o centro de Ilhéus parou na tarde desta quinta-feira, 25, com a simulação de acidente que fez parte do encerramento da Semana Nacional do Trânsito. Um veículo automotor se envolveu no “desastre” que deixou algumas “vítimas” com diversas escoriações. O evento aconteceu na Praça Dom Eduardo, em frente à catedral de São Sebastião, em confluência com a Avenida Soares Lopes.
Considerado perfeito, muitas pessoas que se encontravam nas imediações da Avenida Soares Lopes se assustaram com o alvoroço e acreditaram que se tratava de acidente automobilístico de verdade. Numa ação rápida, equipes do 5º Grupamento de Bombeiros Militares isolaram a área e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) iniciaram a operação de resgate.
A gerente de loja Sheila Santos Sena disse que tudo foi tão assustador. “Vi um carro de cor preta todo avariado e corpos estendidos em plena avenida e fiquei preocupada achando que era algo grave”. Já a estudante Áurea Evaristo dos Santos contou que “pensei que poderiam ter parentes ou amigos no local como vítimas. Mais tranquilizada, soube que era apenas simulação da semana do trânsito”.
O superintendente de Trânsito e Transporte (Suttran) de Ilhéus, Eliezer Ribeiro, informou que o objetivo do simulado de acidente foi chamar a atenção da população para que tenha sempre precaução ao cruzar uma rua ou avenida. Qualquer distração pode mudar a vida de quem está na via, seja por descuido ou por excesso de confiança de quem esteja conduzindo veículo automotor.
O gestor de trânsito e transporte recomendou ainda que pessoas leigas não devem tentar socorrer as vítimas de acidentes de trânsito. “Os feridos, em hipótese alguma, devem ser movimentados porque pode agravar mais o quadro clínico das vítimas. O correto é acionar o socorro médico e aguardar a chegada de agentes de trânsito para fazer os procedimentos de praxe. Já o local deve ser sinalizado (com triângulo numa distância segura de no mínimo 30 metros) para evitar outros desastres automobilísticos”, lembrou.
Desde o dia 18 deste mês que diversas atividades foram realizadas nos colégios de Ilhéus, a exemplo de palestras, práticas no trânsito com distribuição de cartilhas e folhetos explicativos. Nos estandes montados na Praça Dom Eduardo, crianças das escolas Heitor Dias, Perpétua Marques e Fé e Alegria receberam orientações didáticas de como devem se comportar nas ruas e avenidas.
A semana do trânsito foi coordenada pela Sutran, e contou com a participação da Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc), Guarda Municipal, Samu-192, 13ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), 5º Grupamento de Bombeiros Militares e polícias Militar e Rodoviária Estadual.